segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Série Destino (Matched) de Ally Condie

Neste primeiro post sobre livros quero falar sobre uma trilogia que terminei de ler recentemente.

Com a produção de seu filme já em estagio inicial, Matched, traduzida aqui para o Brasil como Destino, de Ally Condie é uma série que muito me chamou a atenção por, sutilmente, tratar de assuntos atuais que muitas vezes não percebemos à nossa volta.

Cassia é uma adolescente que vive em uma cidade controlada pela Sociedade, uma espécie de sistema de administração (posso dizer governo, mas não há no livro a figura de políticos) responsável por praticamente todas as decisões no tocante às cidades e seus habitantes, como que roupa as pessoas devem usar, com quem devem se casar, onde devem trabalhar e quando vão morrer. 

Para mim, tendo um triângulo amoroso como estopim de toda a aventura, mas não como foco principal, o livro mostra de um jeito bastante explícito o que muitas vezes acontece conosco de modo sutil. Até onde a mídia nos influencia? Até onde vai a autonomia de nossas decisões? Estaremos nós sendo induzidos por uma Sociedade disfarçada de propagandas, eleições escusas entre outros? Matched é uma ficção que te faz refletir sobre a realidade.

Se você não tem costume de ler com frequência, essa também pode ser uma boa opção, pois por se tratar de uma trilogia, é uma série curta e os livros não são tão extensos, todos com aproximadamente 300 páginas (sim, isso é pouco, se você se tornar um apaixonado por séries como eu, muitas vezes lerá - em menos de 20 dias - um livro de mais de 500 páginas).

Para quem se interessou, segue a sinopse do primeiro livro:

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um  outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo. 


Nota de audiência: Em função do triângulo amoroso a história pode  acabar sendo mais atraente aos olhos do público feminino, mas isso não é uma restrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário