Como disse em meu perfil, iniciei a dieta vegetariana com 10 anos de idade e no meio desde ano adotei o modo de viver vegano.
Para quem não tem convívio com o assunto, vegetariana é aquela pessoa que não come carnes (não, nem peixe, não, nem camarão e sim, lula também é carne), explicando de um modo bem literal, não consome nenhum alimento que seja parte do corpo de um animal morto, porém consomem seus derivados (leite e ovos) e, alguns, também utilizam produtos com couro (carteiras, bolsas e sapatos).
Já o vegano vai mais além, vegan é aquela pessoa que é contra toda e qualquer tipo de crueldade animal, e como forma de se posicionar, recusa-se a consumir qualquer produto que tenha relação com esse tipo de exploração, seja com tortura, enclausuramento, testes em laboratório, etc. Além de não comerem nenhum tipo de carne, não consomem seus derivados (novamente, leite e ovos, mas aqui também entra o mel), e também não utilizam produtos relacionados como couro, pele (menos ainda!) e cosméticos testados em laboratórios que utilizam animais. Mas não para por aí, o vegano é um eterno investigador, sempre pesquisando como tudo é feito e cortando cada produto cruel que estava em sua vida e ele nem imaginava (por exemplo, escova de dentes de grandes marcas).
Como sou uma recém vegana, ainda tenho um longo caminho pela frente e muito a descobrir, e essa é a ideia do tema para o blog, relatar o meu caminho na vida vegan, compartilhar boas dicas e descobertas e alertar para produtos "disfarçados de bonzinhos", além de dicas de boa nutrição e alimentos que trabalham a nosso favor (e essas dicas também valem para quem come carne).
Não tenho a intenção de colocar fotos pesadas, nem matérias com detalhes mórbidos sobre a crueldade, para isso postarei links e através dali os interessados poderão ler mais a respeito. A minha ideia é ter um material de leitura leve, agradável e que mostre a todos que virar vegano não é viver de folhas, pelo contrário, é ter uma vida muito saudável e com muita comida boa a disposição.
E e respondendo àquela perguntinha que provavelmente está pairando aí na sua cabeça...
Não, não tenho anemia, não tenho deficiência de vitaminas e não sou uma pessoa frágil ou qualquer coisa do tipo, sou bastante saudável e vivo super bem ;)
***
Para quem tiver interesse em ler mais sobre a crueldade dos produtos de origem animal, seguem alguns links:
Leite - http://www.anda.jor.br/19/03/2012/investigacao-descobre-crueldade-e-tortura-por-tras-da-producao-do-leite
Ovos - http://ecocheervegan.com/nutricao-vegetariana/165-ovos-de-granja-a-industrializacao-da-crueldade
Carnes - http://www.pea.org.br/crueldade/abatedouro/
Importante falar da gelatina também. Ela é toda coloridinha, inocentezinha, e é usada em vários doces gostosos, como aquelas cobrinhas ácidas, mas na verdade ela é feita de bicho morto... :(
ResponderExcluirParabéns pela decisão vegana na sua vida! Eu sou vegetariano há um ano (daqui a 3 dias completarei um ano!), e aos poucos estou buscando me veganizar. Eventos sociais ainda são meu grande obstáculo. É difícil quando há 10 opções de acompanhamentos para onívoros, e a opção mais vegetariana disponível é pão com margarina, sendo que essa margarina geralmente tem leite, e o pão você não sabe como foi feito, às vezes untam a forma com banha, coisas assim.
Enfim, o caminho é longo, mas totalmente necessário. Sucesso sempre!
Exatamente, vivemos numa incógnita quanto aos eventos sociais.
ResponderExcluirO que costumo fazer é comer antes de sair de casa, assim não passo fome, mesmo que fique só na saladinha e no pãozinho francês.
Quanto a serem feitos com banha, isso muitas vezes nós não temos como saber e se por acaso você comer, não se culpe, porque não dá para adivinhar. O mais importante, acredito eu, é impor nossa postura vegana em mercados, lojas e restaurantes onde nós fazemos o pedido.
Infelizmente os buffets em festas e etc ainda não têm os veganos como uma parcela considerável para alteração de cardápio. Conseguir alteração para vegetarianos (alguns já tem), foi um grande avanço.
Obrigada pela leitura e comentário :)
Mais para frente prometo que faço um post sobre a gelatina e seu substituto veg.
ResponderExcluirÁgar-ágar! :D
ResponderExcluir