segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Aromatizantes de ambiente

Eu sou uma pessoa que constantemente busca substituir o sintético pelo natural/artesanal/orgânico e hoje resolvi fazer um post sobre os aromatizantes que utilizamos em casa.

Por muito tempo utilizei produtos como "Air Wick", até que um dia descobri que a empresa testava em animais. Sim, talvez você esteja um pouco cansado de ouvir falar sobre esse assunto, mas é a verdade, animais ainda estão em gaiolas sendo utilizados para testes, salvamos os do Royal, mas ainda há muitos outros. Enfim, quando li sobre os testes decidi que não usaria mais recursos como estes para deixar a casa cheirosa e no mesmo dia percebi que eu já tinha a solução guardada em uma caixinha com uma foto do Taj Mahal. Incensos!


Eu sempre gostei deles, mas até então só tinha utilizado para momentos de meditação e purificação e de repente a ficha caiu. Tá aí, agora tenho aromatizantes artesanais e livres de crueldade. Vale lembrar que os incensos recomendados são aqueles fabricados na Índia (como na foto), cuja produção é artesanal, pois infelizmente os fabricados aqui no ocidente, em sua maioria, podem fazer mal, por conterem componentes tóxicos, como os sprays sintéticos, que, lembrando também (em função das toxinas), devem ser evitados por pessoas que tenham asma.


O bacana do incenso é que além de durar bastante (as caixinhas finas costumam vir com 8 varetas) ele é muito barato, tem uma enorme variedade e o cheiro permanece por mais tempo. Hoje com R$ 12,40 consegui comprar 8 caixas e cada uma com um aroma diferente. Eu utilizo em média duas varetas por dia, então esse é o meu gasto mensal, mas para quem usa só uma, isso é incenso para dois meses. Um bom preço, não acham?

Essa é mais uma maneira simples de deixar o seu dia a dia um pouco mais natural.

***
Para quem se interessou, segue abaixo uma relação de aromas recomendados para cada cômodo da casa:

Sala íntima
Lavanda, capim-limão, bergamota, petitgrain de laranja ou manjerona.

Sala de estar
Laranja, mandarina, cravo-da-índia, pimenta-rosa, pimenta-negra, gengibre, canela-da-china, manjericão ou noz-moscada.

Sala para estudos ou leitura
Alecrim-do-campo quimiotipo canforado, limão ou tomilho.

Quarto do casal
Lavanda, bergamota, laranja, capim-limão, camomila-romana ou pau-rosa.

Para uma noite com segundas intenções
Ylang-ylang, patchuli, jasmim, rosa, gerânio, tribulus, cedros, néroli, sândalo, lírio, íris, frangipani ou palmarosa.

Quarto de criança
Lavanda, camomila-romana ou laranja-pêra.

Cozinha
Para estimular o apetite: Manjericão, orégano, tomilho, sálvia, cravo-da-índia, canela, pimenta-rosa, pimenta-negra, cominho, turmérico, erva-doce, anis-estrelado ou noz-moscada.

Banheiro
Para ficar com cheirinho de limpo: Alecrim-do-campo, hortelã-verde, eucalipto citriodora, citronela, pinheiro silvestre, cipreste, tea tree ou limão.

Escritórios e ambientes de trabalho
Para estimular: Limão, cipreste, abeto, hortelã-pimenta, eucalipto radiata ou gerânio.


***
Links relacionados


Empresas que não testam em animais - http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdonttest.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário