quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Bolsa Blindada de Patrícia Lages

Este livro eu encontrei por acaso, enquanto "fazia hora" em uma livraria em um shopping em Foz do Iguaçu. (Livraria é minha primeira opção para esses momentos, pois assim o tempo de espera passa de maneira agradável, descubro novas séries e autores, aumento a minha lista "livros para ler" e se acabar comprando alguma coisa, com certeza haverá um acréscimo de conhecimento e não só material).

O título me chamou à atenção e resolvi sentar e ler algumas páginas e ao perceber a fácil linguagem utilizada na abordagem de um assunto complicado ou desinteressante aos olhos de muitos meu primeiro pensamento foi dar o livro de presente de aniversário à minha mãe (sim, eu dou livros de presente e adoro ganhá-los também), comprei e quando percebi, já estava no segundo dia de leitura e já tinha passado da página 90. Acabei lendo tudo e para a minha mãe vou comprar uma cópia, porque esse vai para minha estante de livros com direito a releitura de trechos importantes de tempos em tempos.

Com a linguagem simples e dicas (adoro dicas) que podem ser facilmente aplicadas em seu dia dia, a autora responde perguntas do tipo: Se ganho mais do que o que preciso para pagar as minhas contas, por que o meu dinheiro acaba antes do final do mês? Por que eu não consigo investir? Por que não tenho uma poupança?
Ela mostra como as pessoas, sem perceber, vivem no limite de seu orçamento e podem ter o mês desestruturado por um pneu furado ou até mesmo um resfriado fora de hora. Com muito bom humor e parábolas fáceis de guardar nos dá o "caminho das pedras" para, com um passo de cada vez e moderação, irmos reestruturando o nosso orçamento e consequentemente as nossas vidas financeiras.

Vale salientar que há algumas citações da Bíblia, em função de sua crença, mas eu que não sou uma pessoa muito religiosa (espiritualista sim, mas não sigo nenhuma religião), não achei que tais situações afetaram o lado técnico do assunto, apenas mostraram como a autora interpretou seus altos e baixos financeiros. Ela teve suas conclusões e a Bíblia ajudou, você terá as suas e talvez outro livro de apoio faça as vezes.

Sobre um assunto que deveríamos aprender na escola (Educação financeira), como já é comum em muitos outros países, Patrícia Lages conseguiu desenvolver uma escrita leve, divertida e que com certeza o fará refletir sobre que papel o dinheiro tem representado em seu dia a dia. Ela se dirige especificamente a mulheres, mas acredito que as leitoras podem repassar trechos importantes aos homens de suas vidas, como fiz aqui em casa, pois as lições que tiramos dali valem para todos.

Gostei tanto do livro que já adicionei à lista de "livros para ler" o Casamento Blindado de Renato e Cristiane Cardoso, que pelo que entendi, segue essa mesma linha falando de maneira simples e bem humorada de assuntos sérios e tão presentes em nossas vidas.

Para quem gostou, segue a sinopse.

Até o próximo post!







Em livro prefaciado por Renato e Cristiane Cardoso, autores de Casamento blindado, a jornalista Patricia Lages, especialidade em finanças, mostra como a mulher pode ser extremamente eficiente na administração do orçamento familiar. De forma bem-humorada e inteligente, Patricia mostra que o maior adversário da estabilidade financeira é o desconhecimento. Ela apresenta dicas e passos práticos que qualquer pessoa pode seguir para tomar as rédeas da vida financeira pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário