terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Série Academia de Vampiros (Vampire Academy) de Richelle Mead.

Como eu disse no post anterior, essas três semanas de muita loucura também foram três semanas de muita leitura, afinal, quando estava de cama e doente, aproveitava o tempo acordada para ler, na correria da mudança, a noite não tinha televisão nem internet, então, mais leitura e para fechar, na semana de viagem com muuuita espera no aeroporto o que eu tinha para fazer? Ler é claro.

Nos primeiros dias li o último livro da série Academia de Vampiros. Sei que o nome pode causar um certo preconceito e você pode pensar "Mais vampiros? Chega disso. Esse assunto já está saturado", porém adianto que a série nada tem a ver com Crepúsculo (sem preconceitos também).
Apresentando três variações de vampiros, os Moroi, os mais conhecidos, que se alimentam de sangue humano (consensual), não têm muita tolerância à claridade, os Dampiros, filhos de Morois com outros Dampiros que trabalham como guardiões e devem defender os Morois a todo o custo e os Strigois, Dampiros e Morois que se renderam ao desejo da imortalidade e se tornaram criaturas das sombras, incapazes de nutrir algum sentimento positivo, como compaixão, amor e empatia. 
A história, muito bem elaborada e divida em 6 livros, não tem como foco apenas um romance, indo além, retrata a situação de toda a sociedade e suas divergências políticas, a luta de Dampiros e Morois contra os Strigoi, a vida e formação dos alunos na Academia São Vladimir, trazendo também um pouco de Magia e contando com a presença de alguns humanos (sim, alguns).

Vale salientar também, que por ser uma série longa, a trama amadurece e se torna cada vez mais interessante (fazendo você ler o último livro em três dias) com o avançar dos livros, como Harry Potter, que começa quase infantil e ao final conquistou milhões de leitores adultos. O que quero dizer que o livro 1 é apenas o começo de muita história, muita mesmo.

Para quem se interessou, segue  a sinopse do primeiro livro (O Beijo das Sombras) e para aqueles que gostam de acompanhar grandes sucessos literários no cinema, já adianto que a sua produção já começou e temos trailer! Link do vídeo no final do post.


Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Versão mais antiga, e mais bonita, da capa.

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.



***
Trailer  - http://omelete.uol.com.br/cinema/vampire-academy-assista-ao-novo-trailer-da-adaptacao-de-academia-de-vampiros/#.UrCGLtJDvJ5
Esse é sem legenda, mas foi o mais bacana que encontrei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário