quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Bolsa Blindada de Patrícia Lages

Este livro eu encontrei por acaso, enquanto "fazia hora" em uma livraria em um shopping em Foz do Iguaçu. (Livraria é minha primeira opção para esses momentos, pois assim o tempo de espera passa de maneira agradável, descubro novas séries e autores, aumento a minha lista "livros para ler" e se acabar comprando alguma coisa, com certeza haverá um acréscimo de conhecimento e não só material).

O título me chamou à atenção e resolvi sentar e ler algumas páginas e ao perceber a fácil linguagem utilizada na abordagem de um assunto complicado ou desinteressante aos olhos de muitos meu primeiro pensamento foi dar o livro de presente de aniversário à minha mãe (sim, eu dou livros de presente e adoro ganhá-los também), comprei e quando percebi, já estava no segundo dia de leitura e já tinha passado da página 90. Acabei lendo tudo e para a minha mãe vou comprar uma cópia, porque esse vai para minha estante de livros com direito a releitura de trechos importantes de tempos em tempos.

Com a linguagem simples e dicas (adoro dicas) que podem ser facilmente aplicadas em seu dia dia, a autora responde perguntas do tipo: Se ganho mais do que o que preciso para pagar as minhas contas, por que o meu dinheiro acaba antes do final do mês? Por que eu não consigo investir? Por que não tenho uma poupança?
Ela mostra como as pessoas, sem perceber, vivem no limite de seu orçamento e podem ter o mês desestruturado por um pneu furado ou até mesmo um resfriado fora de hora. Com muito bom humor e parábolas fáceis de guardar nos dá o "caminho das pedras" para, com um passo de cada vez e moderação, irmos reestruturando o nosso orçamento e consequentemente as nossas vidas financeiras.

Vale salientar que há algumas citações da Bíblia, em função de sua crença, mas eu que não sou uma pessoa muito religiosa (espiritualista sim, mas não sigo nenhuma religião), não achei que tais situações afetaram o lado técnico do assunto, apenas mostraram como a autora interpretou seus altos e baixos financeiros. Ela teve suas conclusões e a Bíblia ajudou, você terá as suas e talvez outro livro de apoio faça as vezes.

Sobre um assunto que deveríamos aprender na escola (Educação financeira), como já é comum em muitos outros países, Patrícia Lages conseguiu desenvolver uma escrita leve, divertida e que com certeza o fará refletir sobre que papel o dinheiro tem representado em seu dia a dia. Ela se dirige especificamente a mulheres, mas acredito que as leitoras podem repassar trechos importantes aos homens de suas vidas, como fiz aqui em casa, pois as lições que tiramos dali valem para todos.

Gostei tanto do livro que já adicionei à lista de "livros para ler" o Casamento Blindado de Renato e Cristiane Cardoso, que pelo que entendi, segue essa mesma linha falando de maneira simples e bem humorada de assuntos sérios e tão presentes em nossas vidas.

Para quem gostou, segue a sinopse.

Até o próximo post!







Em livro prefaciado por Renato e Cristiane Cardoso, autores de Casamento blindado, a jornalista Patricia Lages, especialidade em finanças, mostra como a mulher pode ser extremamente eficiente na administração do orçamento familiar. De forma bem-humorada e inteligente, Patricia mostra que o maior adversário da estabilidade financeira é o desconhecimento. Ela apresenta dicas e passos práticos que qualquer pessoa pode seguir para tomar as rédeas da vida financeira pessoal.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Série Academia de Vampiros (Vampire Academy) de Richelle Mead.

Como eu disse no post anterior, essas três semanas de muita loucura também foram três semanas de muita leitura, afinal, quando estava de cama e doente, aproveitava o tempo acordada para ler, na correria da mudança, a noite não tinha televisão nem internet, então, mais leitura e para fechar, na semana de viagem com muuuita espera no aeroporto o que eu tinha para fazer? Ler é claro.

Nos primeiros dias li o último livro da série Academia de Vampiros. Sei que o nome pode causar um certo preconceito e você pode pensar "Mais vampiros? Chega disso. Esse assunto já está saturado", porém adianto que a série nada tem a ver com Crepúsculo (sem preconceitos também).
Apresentando três variações de vampiros, os Moroi, os mais conhecidos, que se alimentam de sangue humano (consensual), não têm muita tolerância à claridade, os Dampiros, filhos de Morois com outros Dampiros que trabalham como guardiões e devem defender os Morois a todo o custo e os Strigois, Dampiros e Morois que se renderam ao desejo da imortalidade e se tornaram criaturas das sombras, incapazes de nutrir algum sentimento positivo, como compaixão, amor e empatia. 
A história, muito bem elaborada e divida em 6 livros, não tem como foco apenas um romance, indo além, retrata a situação de toda a sociedade e suas divergências políticas, a luta de Dampiros e Morois contra os Strigoi, a vida e formação dos alunos na Academia São Vladimir, trazendo também um pouco de Magia e contando com a presença de alguns humanos (sim, alguns).

Vale salientar também, que por ser uma série longa, a trama amadurece e se torna cada vez mais interessante (fazendo você ler o último livro em três dias) com o avançar dos livros, como Harry Potter, que começa quase infantil e ao final conquistou milhões de leitores adultos. O que quero dizer que o livro 1 é apenas o começo de muita história, muita mesmo.

Para quem se interessou, segue  a sinopse do primeiro livro (O Beijo das Sombras) e para aqueles que gostam de acompanhar grandes sucessos literários no cinema, já adianto que a sua produção já começou e temos trailer! Link do vídeo no final do post.


Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Versão mais antiga, e mais bonita, da capa.

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.



***
Trailer  - http://omelete.uol.com.br/cinema/vampire-academy-assista-ao-novo-trailer-da-adaptacao-de-academia-de-vampiros/#.UrCGLtJDvJ5
Esse é sem legenda, mas foi o mais bacana que encontrei.

Voltei!!

Muita coisa aconteceu nessas últimas três semanas e por isso me ausentei do blog. Sinto muito pela falta de postagens, prometo tentar recuperar o tempo perdido.

Vou relatar um pouco do que aconteceu, pois vai que alguma das dicas serve para você, né?

Na primeira semana de ausência eu estava com intoxicação alimentar e quem já teve sabe como isso é chato. Primeiro você não consegue comer nada, depois dá para tomar uma sopinha de batata com nada  mais um pouquinho de coisa alguma e talvez um macarrãozinho ou arroz, e aí você toma tanto dessa sopa para tentar acalmar a dor do estômago de fome (porque você não deixa de sentir fome mas o enjoo é tão grande que não vale a pena arriscar) que enjoa da sopa e não aguenta nem pensar nela. Passando isso você tenta uma fruta aqui, outra lá, até que consegue comer um pão e depois de alguns dias, quando vem aquela vontade de comer tudo de uma vez, até aquele prato bem pesado, você percebe que está melhor, mas mesmo assim, quando vier essa vontade absurda, eu recomendo moderação, porque eu bati um pratão de arroz, feijão, salada e batata frita e adivinha? Fiquei com dor de estômago. Eu ainda não estava pronta para a fritura.

A dica aqui? Siga seu estômago, vá comendo aos poucos e nada de comidas gordurosas, mesmo que você já se sinta melhor, opte pelo natural e muita, muita hidratação! Água, suco e também gatorade ou outros isotônicos (são super aliados).

Agora o motivo de ausência pela segunda semana, foi ainda mais inesperado. No sábado pela manhã, quando estava começando a me recuperar do estômago, e faltando uma semana para viajar para Curitiba, recebo uma carta do proprietário do apartamento em que morava em Manaus me informando que deveríamos sair pois ele teria que repassar para o diretor de uma grande empresa na cidade. Certo, ele nos deu um bom prazo, o problema é que viajaríamos dali a uma semana e depois de um mês, quando retornaríamos, eu ficaria sozinha em Manaus por um bom tempo, ou seja, ou eu e meu marido faríamos a mudança ali, naqueles 7 dias que nos restavam ou eu teria que fazer tudo sozinha. E então começou a nossa saga de mudança recorde e no sábado seguinte já estávamos em outro apartamento, ainda melhor que o primeiro e em um condomínio mais bacana para o Baré. Mas como conseguimos isso? Aqui vai a segunda dica:

Nós não esperamos por imobiliária, no sábado mesmo pegamos o carro e começamos a andar pelos bairros que consideraríamos morar, também mandamos mensagem para todos os amigos da cidade e assim fomos "garimpando". Encontramos muita coisa boa e também muito cara, muita coisa ruim e ainda assim cara (Manaus tem um custo de vida altíssimo e isso se reflete em aluguéis) mas também achamos algumas coisas bacanas a um preço aceitável, porém o apartamento escolhido achamos, acredite se quiser, pelo facebook. O amigo de uma amiga estava se mudando, ele tinha uma semana para sair e nós uma semana para entrar, o tempo foi perfeito para os dois, locador e locatário e de quebra o apartamento era ótimo para a nossa família, um casal e seu filho canino. O ponto aqui é que quando estiver a procura de alguma coisa, seja casa, carro, dicas de alguma cidade em que irá passar as férias, compartilhe com seus amigos, redes sociais servem para isso e não só para compartilhar conteúdos já prontos da internet. Utilize essa ferramenta para facilitar o seu dia a dia e poderá se surpreender com o que conseguirá. Bom, eu acabo de conseguir um apartamento novo.

Já o motivo da ausência na terceira semana foi bem mais agradável, nós entramos de férias, fomos para Foz e lá eu não consegui sinal de internet de jeito nenhum (assim que retornar para casa trocarei de operadora) e por isso me ausentei. Foz é uma cidade incrível, com uma das 7 maravilhas da natureza e uma das 7 maravilhas do mundo moderno, com certeza vale uma visita e por ter sido uma viagem tão bacana, terá seu próprio post, afinal, por que não proteger o mundo e também conhecer o que ele tem de mais lindo e impressionante para nos mostrar.

É isso meus queridos leitores, explico assim a minha ausência e na sequência já farei mais posts sobre Foz e minhas atuais leituras, pois só nesse tempo já se foram 3 livros... leitora compulsiva, lembram?

Um enorme abraço a todos e até o próximo post.